030089211724

4852 palavras 20 páginas
Formigas domésticas

Você sabia que apesar da aparência inofensiva, as formigas podem ser prejudiciais a sua saúde? Pois é, as formigas domésticas antes de chegarem a sua casa, passam por esgotos, lixos e lugares contaminados em geral, mas por questões culturais, acabam não sofrendo a mesma rejeição que outros insetos como, por exemplo, as baratas. É importante saber que as formigas também podem se portar como vetores mecânicos de microorganismos prejudiciais à saúde.
Geralmente, se vemos uma barata em um alimento, ficamos horrorizadas e jogamos tudo fora; mas se vemos uma formiga, é comum removermos apenas o local onde ela está ou até tiramos a formiga e comermos mesmo assim. Muitas vezes, a causa de diarréias e vômitos, são devido a contaminações trazidas por formigas e nós nem imaginamos.
O que atrai formigas são restos de alimentos disponíveis, lixo mal armazenado e ainda, frestas em paredes e janelas. Há ainda uma espécie que tem afinidade por aparelhos eletrônicos, como computadores, aparelhos de som, pois esses ambientes possuem uma temperatura adequada para a sobrevivência e reprodução dessas formigas que liberam uma substância ácida e aos poucos vão deteriorando os aparelhos. Como as pessoas não têm nojo, acabam não eliminando a infestação logo no começo e esperam virar um verdadeiro transtorno para tomarem as devidas providências.
A melhor forma de controlar as infestações é através da prevenção. Manter o ambiente limpo ajuda bastante, mas o controle caseiro não é muito eficiente e pode provocar um aumento da quantidade dos ninhos, pois as formigas se organizam de forma a espalharem seus ninhos quando percebem alguma ameaça.
Pulverizações de inseticidas não resolvem. Algumas formigas morrem no local, outras avisam a colônia e esta se fragmentará formando novos ninhos em outros lugares.
Iscas em gel podem ajudar em casos mais brandos, pois as formigas levam o veneno para o ninho como alimento para as operárias e a rainha, e este acaba eliminando

Relacionados