Atuação do técnico segurança do trabalho em espaço confinados
Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados é um tema atendido pela NR n. 33 que é aprovado pela portaria 202, de 22 de dezembro de 2006.
Espaço confinado é um local que possui abertura de entrada e saída limitada; não possui ventilação natural, pode ter pouco ou muito oxigênio; pode conter produto tóxico ou inflamável; pode conter outros riscos, e não são feitos para ocupação contínua por trabalhadores.
Luiz Roberto Curia, Lívia Céspedes e Juliana Nicoletti (2012, p.795).
Ter conhecimento dos riscos e principalmente das medidas de segurança, são de direitos dos trabalhadores nessas condições de trabalhos, não só conhecê-las e sim colocá-las em pratica, pois os trabalhos em espaços confinados oferecem grande risco de adquirir doenças ou até mesmo levar a óbito.
Renata da Costa (2012).
Essa pesquisa tem como objetivo reconhecer os riscos potenciais existentes em espaço confinado e mostrar os equipamentos de avaliação ambiental necessários para entrada e realização de trabalhos em espaços confinados.
Com tantos meios de segurança no trabalho em espaço confinado, será que o técnico segurança do trabalho sabe a importância da utilização da PET?
Justifica-se que os espaços confinados nunca são iguais, apesar dos seus perigos serem parecidos e que ao entrar neste tipo de local é importante avaliar cada um deles separadamente, a fim de detectar os perigos conhecidos ou em potencial.
Renata Costa (2012).
A metodologia geralmente é uma parte complexa e deve requerer maior cuidado do pesquisador. Mais que uma descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizadas, indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico (1994).
Minayo (2001)
Para que os objetivos fossem atingidos inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando os métodos exploratório e observacional. As fontes de pesquisa foram livros, artigos científicos, teses, dissertações e sites