Atuação do Psicologo Jurídico
Atuação do Psicólogo jurídico
Maceió, 2014.
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES
Maceió, 2014.
Atuação do Psicologo Jurídico
A psicologia jurídica tem o intuito de estudar o comportamento humano voltado às pessoas que vivem no âmbito social da justiça.
Caracteriza-se como um campo dividido entre a psicologia e o direito. É um ramo da psicologia que surgiu para auxiliar o direito, tendo como objeto de estudo o homem em sua complexidade e seus conflitos. Esse conhecimento é utilizado para os princípios e métodos da Psicologia com o intuito de auxiliar nas decisões judiciais, na avaliação de perfis e conduta humana e no interesse pelos fenômenos psicológicos no que diz respeito ao comportamento do sujeito no contexto jurídico. A psicologia Jurídica também se refere aos acontecimentos nos Tribunais, que auxiliam nas decisões judiciais, em assuntos de cunho jurídico ou do Direito. A Psicologia Forense, que é um ramo da Psicologia Jurídica, se aplica de forma exclusiva ao poder judiciário. O papel do psicólogo forense é de auxiliar no sistema legal. O termo psicologia jurídica é o mais utilizado no Brasil, pois engloba maiores possibilidades teóricas e técnicas a serem desenvolvidas no âmbito jurídico.
A psicologia jurídica se caracteriza como uma subárea da ciência psicológica com o intuito de estudar o comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com a Justiça. Este artigo objetiva apresentar uma revisão teórica sobre a inserção do psicólogo no campo jurídico, fazendo um percurso histórico sobre sua atuação profissional e intervenções especializadas nas organizações de Justiça. A partir desse contexto, conhecer princípios e métodos de atuação contemporâneos na leitura dos fenômenos psicológicos. É necessário que os