Atuação do instituto qualidade minas, um enfoque socioeconômico.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos mineiros, o Instituto Qualidade Minas (IQM) tem como missão aumentar a competitividade das organizações, tanto do setor público quanto do privado. Essa incumbência pela qual o Instituto está comprometido, incentivando a existência de condições de competição, induz maior eficiência econômica no funcionamento dos mercados e maior distribuição da renda. O objetivo de defender a concorrência e o incentivo a ampliação do processo concorrencial, não pretende proteger os concorrentes individualmente e nem os consumidores. Os resultados desse processo são socialmente aproveitáveis gerando bem estar para a sociedade e impacto a um grupo indeterminável de indivíduos.
Com o Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ) o IQM incentiva a cooperação entre as organizações, afim de que elas troquem informações e compartilhem o conhecimento. Gerenciem seus custos de maneira eficiente com o objetivo de ampliar sua margem de sustentabilidade.
No mercado as informações são assimétricas ou imperfeitas, isso ocorre quando algumas partes (agentes econômicos ou players) possuem mais informações que outras. Essa assimetria pode ocorrer na relação empresa e cliente, na relação empresa e fornecedor e na relação entre as empresas concorrentes.
Com informação não simétrica o mercado é incapaz de proporcionar trocas mutuamente vantajosas. Como existe um número excessivo de produtos e serviços de qualidade duvidosa e número insuficiente de produtos de alta qualidade, ocorre o fenômeno de seleção adversa. Esse desnível de informação impossibilita a identificação de qualidade no produto/serviço.
Assim, estas empresas que fabricam artigos mais confiáveis devem conscientizar os consumidores. Dessa forma as organizações recebem o premio de excelência, sinalizam para o mercado que os seus produtos/serviços possuem qualidade, mostrando padronização e reputação. Nesse caso receber o prêmio