Atuação do farmacêutico na sociedade
Quando se trata do sistema único da saúde brasileiro (SUS), o papel do farmacêutico se aplica no que diz respeito à assistência farmacêutica. Além de ser aquele que trabalha na farmácia hospitalar, o farmacêutico tem um papel é muito mais amplo: é ele quem tem a relação direta com o paciente na questão de prestar auxílio na cura de uma doença. Isso significa que o farmacêutico atua não somente junto com o médico, mas como um importante profissional que define a relação entre a doença e sua cura, já que é de responsabilidade do farmacêutico assistir ao paciente na forma de se tomar os medicamentos, além de dar orientações sobre seus usos corretos.
Para mais além do SUS, saindo da esfera do sistema público de saúde, o farmacêutico tem outro papel: o de prestar serviços à sociedade. E entenda-se prestar serviço à sociedade como uma forma de, na verdade, o farmacêutico exercer um trabalho social de uma maneira mais ampla do que apenas dentro de hospitais. Assim, o farmacêutico pode ampliar a assistência farmacêutica hospitalar para atender a sociedade, como através de políticas públicas sobre o uso correto de medicamentos, sobre o controle de doenças como hipertensão e diabetes, além de promover a relação saúde doença de uma forma inteligível à população.
Além de hospitais da rede pública o farmacêutico pode atuar em Hospitais de Ensino, (HE) é um centro hospitalar mantido por universidades, com o intuito de participar na atividade de formação e de investigação no domínio do ensino dos