Atuação do enfermeiro
A competência profissional na área da Enfermagem é fator importante para elevar o nível de saúde da população, o qual depende do alcance do profissional para evitar problemas de saúde ou para resolver os que se apresentam. Faz-se necessário que o enfermeiro conheça sua área de atuação frente a prevenção e os diferentes fatores que determinam as condições de saúde do indivíduo. Tendo presente tais aspectos, são importantes estudos que sinalizem problemas na formação profissional, como fator indispensável à permitir adaptações constantes às reais necessidades da população, a quem se destina o trabalho. de interesse.
1 – INTRODUÇÃO Na proximidade da virada do século, velhos desafios ainda percorrem a vida em sociedade, como o desemprego, a miséria, a violência... que têm relação direta com o processo saúde/doença de uma população.
Evidencia-se relações significativas da desigualdade de renda da população com todos os indicadores de saúde, onde as piores condições de saúde não podem ser dissociadas dos índices de pobreza, aumento da criminalidade e deterioração dos serviços de saúde.
É neste cenário que se insere a questão da cidadania, dos direitos sociais, no qual se inclui o direito à saúde.
É necessário que a atuação profissional, dentro de seus diferentes níveis, seja continuamente orientada por um conhecimento de qualidade, pertinente e relevante para a melhoria das condições de saúde da população.
O conjunto de conceitos que constituem a base tecnológica pode ser atualizado constantemente por um processo contínuo de produção de conhecimento.
2 – SAÚDE: DIREITO DO CIDADÃO
Amélia Cohn (1998) acredita que para formular uma política de saúde e instituir um sistema compatível com a realidade, é necessário a presença decisiva do Estado. Cabe a ele redistribuir recursos sob a lógica do interesse social coletivo, promovendo e consolidando um padrão de solidariedade social e permitindo que todo