Atuação do assistente social na adoção
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ADOÇÃO: Acompanhamento e Avaliação.
AUTORA:
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins, com a finalidade de obter a graduação de bacharel em Serviço Social.
MASSARNDUBA – SANTA CATARINA
2011
Epígrafe
O importante, pois em ato de tamanho significado é o amor que move o adotante, sem cobrança, sem busca de retribuição. Mesmo porque o ser humano tem capacidade limitada e desigual. Na experiência do amor, quem recebe retribui no limite de sua capacidade. Amar de conseguinte, em que medida? “A medida do amor é amar sem medida!
(Dês. Francisco Xavier Medeiros Vieira)
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ADOÇÃO: Acompanhamento e Avaliação.
Resumo Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente o assistente social é inserido no contexto da adoção, ocupando um espaço peculiar e significativo, haja vista ser esse um profissional na sua ação propositiva, um agente multiplicador de idéias. Nesse contexto sua ação revela-se de suma importância oferecendo suporte à família pretendente, orientado-a sobre os trâmites do processo judicial, encaminhando a grupos de apoio à adoção e avaliando se a mesma esta apta a assumir os cuidados de um filho através do referido processo.
Palavra-chave: adoção, assistente social, criança e adolescente.
Introdução
A adoção se caracteriza nos dias atuais a garantia de se ter uma família, tanto para o adotante como para o adotado. Resguardando assim a essa nova entidade familiar alguns dos direitos previstos na Constituição Federal, que em seu artigo 226 estabelece a família como a base da sociedade e esta merecedora de especial proteção estatal.
O processo de adoção no Brasil já foi muito complexo, demorado e burocrático. Hoje com