Atualizado Biografia De Freud
Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, na morávia (hoje pribor, na república tcheca). Seu pai era comerciante e trabalhava com lãs. Quando os negócios fracassaram na morávia, mudou-se para Leipzig e, quando Freud estava com quatro anos, para Viena, cidade em que Freud permaneceu por quase 80 anos.
Seu pai, 20 anos mais velho que sua mãe, era severo e autoritário. Quando garoto, Freud sentia ao mesmo tempo ódio e amor pelo pai. A mãe era protetora e carinhosa; com ela, o jovem Freud tinha uma ligação de paixão. Esse medo do pai e a atração sexual pela mãe foi o que ele mais tarde chamou de complexo de édipo. A mãe de Freud tinha imenso orgulho do filho, dedicando-lhe constantes atenção e apoio. Ela estava totalmente convencida de que ele teria um futuro grandioso.
Entre as características de Freud adulto, notavam-se a autoconfiança, a ambição, o desejo de grandes realizações e o sonho de fama e glória. Ele disse (apuad Jones, 1953 p. 5): “Um homem que foi sem dúvida alguma o preferido de sua mãe mantem durante a vida o sentimento de um conquistador e a confiança no êxito que muitas vezes induz a concretização do sucesso”.
Um dentre os oito filhos, Freud demonstrava considerável habilidade intelectual, que a família procurava incentivar. Seu quarto era o único provido de lamparina a óleo, que proporcionava melhor iluminação para estudar do que as velas usadas pelos irmãos. Os pais não permitiam que os irmãos e as irmãs de Freud tocassem instrumentos musicais, temendo que o som perturbasse o jovem estudante.
Freud ingressou o ensino médio um ano antes do usual e era considerado um aluno brilhante, formando-se com distinção aos 17 anos. Falava alemão e hebraico em casa e, na escola, estudava latim, grego, francês, e inglês. Além disso estudava sozinho italiano e espanhol. Iniciou seus estudos em 1873 na university of Viena.
Devido ao grande interesse de estudar cursos como filosofia que não faziam parte da grade