atualidades da psicologia
1) O que é Psicologia? É o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).
2) Antes de 1990: A psicologia era voltada exclusivamente para a realização de pericias, exames criminológicos e pareceres, baseado no psicodiagnósticos.
3) Após 1990: Tenta entender o comportamento do individuo envolvido no processo judiciário, analisar a mente, as condições psicológicas e o que pode ter levado ele a cometer o ato.
A Psicologia ou as Psicologias
1) Senso Comum: É a psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral que vai do hábito a tradição. É o tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano.
2) Ciência: Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
3) Áreas de Conhecimento: O senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade. Arte, religião, filosofia também são domínios do conhecimento humano.
4) Objeto de Estudo da Psicologia: O objeto de estudo da psicologia é o HOMEM (seu comportamento, seu inconsciente, seu consciente, sua personalidade etc.).
5) A Identidade da Psicologia: É o que diferencia dos demais ramos das ciências humanas, e pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca o homem de maneira particular.
6) Subjetividade: É a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nós desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural. É a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um é o que constitui o nosso modo de