Projeto Atualidades e Psicologia PAP
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E TRABALHO HUMANO III - 10º SEMESTRE
PROJETO ATUALIDADES EM PSICOLOGIA - P.A.P.
TEMA: CONSULTORIA INTERNA X CONSULTORIA EXTERNA
APRESENTAÇÃO
A consultoria tem sua origem ainda na antiguidade, quando governantes egípcios, romanos e chefes indígenas possuíam serviços de conselheiros de confiança; no entanto, a consultoria intensificou-se como atividade formal entre os séculos XIX e XX na Inglaterra e Estados Unidos da América. (DONADONE, 2001). No Brasil, a consultoria surgiu a partir da década de 1960, com o crescimento do parque industrial, mas é na década de 1990 que essa tendência de consultorias se fortalece.
De acordo com Quintella (1994), o aumento recente na demanda pelo serviço de consultoria é resultado do processo de globalização, que exige das empresas a busca de desenvolvimento, inovações e melhorias contínuas que consolidem suas vantagens competitivas no mercado.
Oliveira (2003, p. 9) destaca a importância da atividade de consultoria ao afirmar que “no novo ambiente globalizado, o conhecimento e a experiência [...] passaram a ter importância central no mundo dos negócios e é exatamente este o ponto forte das empresas de consultoria.”
As atividades de consultoria em psicologia organizacional e do trabalho se constituem como um dos campos de atuação mais promissores. A demanda pelas chamadas consultorias de recursos humanos vem aumentando consideravelmente (OLIVEIRA, 2003), num contexto caracterizado pela crescente terceirização de serviços.
Mudança é a razão de ser da consultoria que pode assumir dois papéis fundamentais: primeiro, a consultoria de recursos, que transfere os conhecimentos para a organização, e, segundo, a consultoria de procedimentos, definida como “um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que auxiliam o cliente a perceber, compreender e atuar sobre eventos inter-relacionados que ocorram no seu ambiente.” (SCHEIN, 1982, p. 5).
Para especificar ainda mais