Desenvolvimento histórico da psicologia e o seu papel na atualidade bem como a importância de seu estudo para o operador de direito
Mas é com Socrátes (469-399 a.c) que a psicologia ganha consistencia, ele postulava que a principal caracteristica humana era a razão. O passo seguinte é dado por Platão (427-347 a.c) discípulo de Socrátes, ele procurou definir um lugar para a razão no nosso corpo.
Aristóteles (384-322 a.c) discípulo de Platão foi um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia, sua contibuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados.
Às vesperas da era cristã surge dois grandes filósofos;
Santo Agostinho (354-430) inspirado em Platão também fazia uma cisão entre alma e corpo;
São Tomás de Aquino (1225-1274) foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência.Pouco mais de 200 anos após a morte de São Tomás de Aquino surge o renascimento, uma época de transformações radicais no mundo europeu, esse avanço na produção de conhecimentos propicia o início da sistematização do conhecimento científico.Neste período René Descartes (1596-1659) postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo.
A partir do século 19 destaca-se o papel da ciência e seu avanço torna-se necessário.É nessa época que o homem deixa de ser o centro do universo (antropocentrismo) e passa a ser concebido como um ser capaz de construir seu próprio futuro, ou seja o conhecimento tornou-se independente da fé.Assim a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia, e Neurofisiologia.Dessa forma os fenômenos psicológicos vão adquirindo status de científicos.
O berço da Psicologia moderna foi na Alemanha no final do século 19, quando Wilhelm Wundt cria na universidade de Leipzig, o