atualidade em genetica
Especial com muita informação sobre os 20 anos de AIDS.
http://www.cnn.com/SPECIALS/2001/aids/ publicada por Adriana às 6:50 PM
Transplante de células tronco podem restaurar o sistema imunológico do organismo.
http://www.cnn.com/2002/HEALTH/12/06/stemcells.immunity.reut/index.html
O auto-transplante de células tronco do organismo (células do próprio paciente que podem se diferenciar em qualquer célula de qualquer tecido do organismo) é uma maneira de combater a clonagem de seres humanos e a pesquisa com embriões humanos. O grande problema é que muitos pesquisadores internacionais na área das células tronco defendem a pesquisa com embriões humanos, infelizmente. Torçamos para que as células tronco suplantem qualquer possibilidade de uso de clones humanos e embriões para a cura de doenças. A clonagem terapêutica e o uso de embriões significam matar um ser humano para dar a vida a outro. publicada por Adriana às 6:49 PM
Quinta-feira, Dezembro 05, 2002
DNA de camundongo é 80% igual ao humano
LONDRES. Ele é pequeno, peludo e em nada lembra um ser humano. Mas homens e camundongos têm muito mais em comum do que se poderia imaginar à primeira vista. O mapa genético do roedor, elaborado por um consórcio de cientistas ingleses e americanos e publicado na edição desta semana da revista britânica “Nature”, comprova que 80% dos genes do camundongo são iguais aos dos homens e outros 19% são muito parecidos — apenas 300 deles são exclusivos de cada organismo.
Recebido como um dos maiores feitos científicos desde o seqüenciamento do genoma humano, o trabalho está sendo considerado a Pedra de Roseta (que permitiu decifrar os hieróglifos egípcios) da genética. Pela comparação dos genes, pode ajudar os cientistas a compreender melhor a estrutura genética humana e, conseqüentemente, a combater de maneira mais eficaz doenças como o câncer e os males cardíacos.
http://oglobo.globo.com/oglobo/Ciencia/63741415.htm