Atrito
Relatório n°2
Turma: 22B
ProfDra Karen Luz BurgoaRosso
Integrantes do Grupo:
Luiz Fernando Andrade
Melissa Ferreira Mares
Victoria Ramos Régis Maciel
OBJETIVO
O objetivo do experimento foi medir a força de atrito estática máxima das várias superfícies de um bloco usando o dinamômetro.
O Experimento se trata de medir a força de atrito estática máxima, usando blocos que possuem superfícies de diferentes materiais e tamanhos, para verificar se o tamanho ou material da superfície interfere no valor da força de atrito e também se o peso do objeto também causa alguma interferência nesse valor.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Quando um objeto é puxado ou empurrado em uma superfície, percebe-se que ele tem certa dificuldade em começar a se mover. Essa dificuldade deve-se a força de atrito, que é uma força que se opõe ao movimento de objetos que estão sob a ação de uma força. Ela age paralelamente à superfície de contato e em sentido contrário à força aplicada sobre um corpo. A força de atrito deve-se à existência de rugosidades na superfície de contato do objeto com o solo. Essas rugosidades não são observadas macroscopicamente, mas são elas que dificultam o movimento. A força de atrito é calculada pela seguinte relação:
Fat = μ * N
Onde: μ: coeficiente de atrito (pode ser estático ou dinâmico) N: Força Normal
Existem dois tipos de força de atrito: Força de atrito estática e força de atrito dinâmico. Neste experimento iremos estudar a força de atrito estático máxima.
A força de atrito máxima pode ser explicada da seguinte maneira: Um bloco está em repouso, mas deseja-se colocá-lo em movimento. Inicialmente se aplica uma força, porém, ele continua em repouso, pois a força de atrito aumentará conforme se aumenta a intensidade da força. Enquanto o bloco, mesmo sob a ação dessa força, continua em repouso, a força de atrito é denominada estática. Existe um determinado valor da força