Teologia
1 – Diga, com suas palavras, o que significa Teologia. Termo formado de duas palavras gregas; théos, "Deus" e logia, "estudo", "dissertação", tratado". Eu considero Teologia como a Ciência que trata do conhecimento de Deus e de Suas relações com o Universo e o Homem. É óbvio que a Teologia não se propõe a dissecar o ser de Deus, mas a apresentá-lO ao nível da compreensão humana. É evidente que Deus, como um Ser eterno, onisciente, onipotente, onipresente, santo e transcendente, jamais poderia ser aquilatado na Sua plenitude pelo homem, cuja capacidade é tão limitada em si mesma.
2 – O que é Fenômeno religioso? Onde e quando acontece?
A palavra fenômeno é de origem grega e significa o que se manifesta, o que aparece. Por isso, fenômeno é tudo aquilo que aparece aos nossos sentidos. O religioso é o conteúdo interior da alma humana que está por detrás dos fenômenos. É o aquilo do que aparece. Por detrás da manifestação está um significado religioso (sentimento numinoso) que se expressa de forma simbólica. O caráter religioso dos fenômenos é um significado que remete ao mundo espiritual, para além de toda realidade material. Através da História das Religiões, toma-se ciência de que, em todos os tempos e lugares, ocorre o fenômeno religioso. Constata-se que o homem é um ser religioso. Tem inscrito em seu coração o desejo de Deus e este anseio de comunhão com Deus é o “aspecto mais sublime da dignidade humana”.
3 – O que significa dizer que Deus é Transcendente Imanente?
Deus é Transcendente porque está acima da Criação, Deus como transcendente é Soberano, Soberania Significa poder supremo, autoridade. Deus como soberano faz o que quer na hora que quer, e não deve explicação a ninguém. Deus é imanente porque se manifesta na criação. Ele se intervém na criação e se relaciona com ela.
4– O que é sinal? Dê um exemplo de sinal natural e um de sinal convencional.
É sinal toda coisa que faz conhecer uma outra, seja por relação