Atribuições do coordenador pedagógico, na orientação e supervisão escolar
Considerações Iniciais
Expõe a proposta do coordenador como um dos membros gestores de uma determinada unidade escolar, na qual representa as ideias dos sujeitos e coordena o processo de organização destas pessoas no interior da mesma, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Justificativa
O orientador enquanto coordenador pedagógico atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino, acompanhando as atividades escolares, bem como o desempenho do estudantes, seja em termos de rendimento ou de comportamento.
Objetivos
Reconhecer e estar atento ao aluno em todos os aspectos morais, educacionais, procurando direcioná-los para um futuro responsável. Trabalhar com cada aluno ou adulto que chega à escola de forma singular, considerando que cada individuo é único, com características próprias e necessidades diferentes.
Metodologia
Como agente de supervisão, o coordenador é também responsável pela qualidade de ensino oferecida na instituição resultante da implementação das politicas educacionais, portanto é essencial que identifique os pontos possíveis de aperfeiçoamento, avalie os impactos dos programas oferecidos e se necessário; proponha alternativas de melhoria, superação e correção dos desajustes respectivos, buscando juntamente com a equipe escolar as soluções adequadas para o aprimoramento do trabalho pedagógico.
Estratégias de ações pedagógicas
Suas habilidades e desempenho profissional, visa o desenvolvimento de um clima de organização aberto, facilitador das relações humanas na escola, usando sempre o trabalho em equipe, com o objetivo de desencadear respostas e decisões consensuais. E em buscar sempre o comprometimento com a qualidade de ensino e atitude igualitárias.
Avaliação da aplicação do projeto O coordenador pedagógico da instituição em consonância com os demais membros