Atração e retenção de talentos
Prof. Norberto do Carmo Filho
Curso Superior de Tecnologia – Recursos Humanos
Atração e retenção
No mundo dos negócios hoje temos que arranjar estratégias de atrair funcionários (talentos), e saber retê-los.
Atrair funcionários bons para os cargos certos, hoje é um grande desafio. Usando uma estratégia organizacional, mostrando a importância de talentos humanos nas organizações de sucesso. E assim retê-los, motivando, incentivando, sabendo agregar os objetivos da empresa, com os objetivos de carreira dos funcionários, tornando-se outro desafio.
Lidando com: atitude, capital humano, capital intelectual, competência e conhecimento.
Talentos são fundamentais, todos nos o temos, mas precisam ser desenvolvidos, lembrando sempre que não se tratam apenas de despesas e mais um no quadro de trabalho, e sim como patrimônios. O ser humano busca melhorias e perfeição basta ser tocado, motivado, ensinado, muitas vezes precisamos despertar talentos.
Eis a questão, como?
Devidamente treinados, descobriremos capacidades inatas e assim desenvolver unida a cultura da organização. Com ações pró ativas para melhor convívio em grupo e na sociedade que vivemos.
Apesar do turnover, absenteísmo e os gastos em geral, são fatores que mais acarretam o fato de não retenção de talentos, pois são poucas as organizações que conseguem uma estratégia abrangente para reter esses talentos.
As organizações devem proporcionar condições, motivos para que os mesmos possam desenvolver suas habilidades, dando melhorias e muitas vezes inovando procedimento e processos de trabalhos, dando resultados positivos a empresa em seu mercado de atuação. E isto não se resolve apenas com promessas de bons salários, e sim tendo um aumento de incentivo. Devemos transformar a organização inteira, para criar um ambiente que proporcione satisfação para os funcionários entrarem e permanecerem. Criando uma cultura adequada à organização, para melhor atrair e manter