Atração e Retenção de Talentos
Curso: Gestão de Pessoas
Disciplina: Atração e Retenção de Talentos
Caso Fellini
Rio de Janeiro, dezembro de 2013
1) Como seguir fazendo frente à concorrência, dado o aumento do número de restaurantes, para reter talentos? Que mudanças devem ser feitas agora antes que elas sejam urgentes?
Entendemos que o treinamento é uma peça-chave no Fellini, e também muito necessária principalmente por contratar pessoas sem experiência. Profissionais capacitados estão, a cada dia, mais escassos no mercado, sendo assim, é interessante que Nelson retenha estas pessoas, garantindo a perpetuação do tão prezado bom atendimento.
Acreditamos que existem inúmeras formas de reter as pessoas nas organizações, apesar de ser impossível reter todas. Hoje, temos o ambiente e os benefícios como considerações mais importantes na retenção de pessoas. Podemos perceber, de uma forma geral, que hoje a qualidade de vida é o que as pessoas mais prezam; não considerando a remuneração em si como fator determinante. Ela é importante, obviamente, e é por ela que trabalhamos, mas na hora de colocar na balança e medir outras propostas, levam-se muito em consideração o relacionamento com seus pares. E o Fellini caminha bem nessa direção, oferecendo muitos benefícios, que acreditamos aquém do mercado. Talvez por isso seu turnover mostre índices tão baixos.
“Segundo James Hunter, autor do livro "O monge e o executivo", as pesquisas feitas neste país durante décadas sobre o que as pessoas mais esperam de suas organizações mostraram sempre o dinheiro no quarto ou quinto lugar da lista. O tratamento digno e respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso da organização, o sentimento de participação sempre aparecem acima do dinheiro” (LAIS, 2012)
Avaliamos que Nelson está certo neste caminho. Porém, além de treinar, ele precisa desenvolver as pessoas. Afinal, quem são os talentos? As pessoas são talentos naturais ou viram talentos?
Talentos