Atps
| |
|
1. Introdução
Definição de Ética:
A palavra Ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito aos costumes, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzido em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam os bens da moralidade social e de uma vida individual. Em outras palavras trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Segundo alguns filósofos, nossas vontades e desejos podiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconsistência. Essa mesma inconsistência tornaria uma vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
Existem pilares éticos da sociedade: