Atps
A educação brasileira vem evoluindo gradativamente nos últimos anos e cada vez mais novas formas de aprender e ensinar estão chegando às escolas e auxiliando tanto professores como alunos. Porém a educação brasileira ainda tem muitos desafios para chegar ao grau de excelência desejado. É nesse ponto que entra a disciplina de Estrutura e Organização da educação brasileira onde se adquire o conhecimento de como a educação brasileira é organizada procurando promover modificações sempre para melhor.
Nesse texto veremos mais detalhadamente como essa organização funciona e entenderemos melhor a forma com que a constituição e as leis vêem a educação e trabalham com a mesma.
Estrutura e organização da educação brasileira
Começaremos analisando a estrutura de ensino nos âmbitos federal, estadual, municipal citados na LDB de 1996, além disso, analisaremos um pouco também a respeito das modalidades de ensino e suas peculiaridades e como o sistema de ensino se relaciona com outros sistemas influenciando assim a sociedade.
Começamos com a pergunta seguinte: “O Brasil tem ou não um sistema de educação ou ensino?”. A resposta vem encadeada junto com o significado de sistema que não tem apenas um significado, mas desses vários significados podemos tirar pontos em comum como: “Conjunto de elementos de um todo”, “Elementos coordenados entre si”, “Elementos materiais e ideais”, “Instituições e métodos adotados”.
O sistema de ensino pode se relacionar com outros tipos de sistema, isso porque, em uma vida em sociedade tudo o que fizer parte dela vai interagir direta ou indiretamente e com o sistema de ensino não é diferente, pois o mesmo pode se relacionar e de fato se relaciona com o sistema religioso, o sistema político, o sistema econômico, o sistema cultural, o sistema jurídico e etc. Um exemplo dessa relação de sistemas é quando as instituições de ensino recebem verbas do estado para gastos nas escolas demonstrando assim, uma relação entre sistema de ensino,