Atps
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
MERCADO DE CAPITAIS
Claudia München
Anderson da Silva
Patrícia Ferreira
Paola Almeida de Lima
José Maria Batistella Junior Professor Francisco E. Guerra da Cunha
Trabalho apresentado à disciplina de Concepção da Economia do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, como avaliação parcial do 1º bimestre.
Março/2012
Itapeva-SP
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
MERCADO DE CAPITAIS
Claudia Munchen
Anderson da Silva
Patricia Ferreira
Paola Almeida de Lima
José Maria Batistella Junior
Março/2012
Itapeva-SP
Mercado de Capitais
1-O que é Mercado de Capitais?
O mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Os títulos que são negociados representam o capital social das empresas.
2-Breve relato sobre a história do mercado de Capitais no Brasil;
Antes da década de 60, os brasileiros investiam principalmente em ativos reais (imóveis) evitando aplicações em títulos públicos ou privado. A um ambiente econômico de inflação crescente principalmente a partir da década de 1950, se somava uma legislação que limitava em 12% ao ano a taxa máxima de juros, a chamada lei da Usura (é a denominação informal atribuída, no Brasil, à legislação que define como sendo ilegal a cobrança de juros superiores da taxa legal ao ano atualmente a taxa SELIC).
A partir de 1964, o governo, que havia acabado de assumir a presidência, iniciou um programa de grandes reformas na economia nacional, dentre as quais a reestruturação do mercado financeiro quando diversas novas leis foram editadas. Dentre essas várias leis, uma das principais foi a lei da reforma bancária,que criou o Conselho Monetário