atps
FACNET – FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO – TAGUATINGA-DF
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
Eficiência Energética e Qualidade de Energia - FLAVIO NERY
26 / 09 / 2014
ETAPA 1 – Energia: Conceitos e Definições
Passo 1
No ponto de vista do grupo, o setor da economia que pode contribuir de forma significativa no processo de redução de custos e eficiência na utilização da energia elétrica são as edificações públicas. Devido ao grande número de construções destinadas ao abrigo de serviços públicos e também o fato de não se levar em consideração durante o projeto desses edifícios a questão eficiência e economia de energia.
De modo geral, os prédios públicos apresentam um potencial claramente significativo no que se refere à redução de custos e economia de energia. Em muitos casos esse objetivo pode ser alcançado através de medidas simples, como por exemplo, o gerenciamento mais eficiente das instalações, adoção de equipamentos que possuam tecnologia mais atualizada e eficiente, alterações arquitetônicas, adoção de técnicas de projetos e construção mais modernas, alteração dos hábitos dos usuários e conscientização das pessoas que trabalham na edificação.
Entretanto, é importante ressaltar que o processo de redução do consumo de energia elétrica é individualizado para cada edificação. Ou seja, será necessário um estudo específico para cada situação, assim é possível identificar as principais falhas que impedem um aproveitamento mais eficiente da energia. Também é interessante realizar uma análise detalhada da estrutura física e funcional da edificação, visando levantar informações que forneçam maiores detalhes quanto à viabilidade técnica e econômica para a implantação do modelo.
O combate ao desperdício de energia elétrica é vantajoso para todos os envolvidos na cadeia de fornecimento e consumo desse recurso energético. Ganha o consumidor, que passa a comprometer menos sua