atps
Estocar significa guardar algo para utilização futura, esse armazenamento pode ser em um espaço alugado ou comprado, necessita de mão de obra, seguro contra perdas e roubos e etc, que significa também capital empatado e despesas e para garantir seu devido funcionamento é essencial que eles sejam devidamente controlados.
O controle de estoque visa manter os níveis de estoque em proporções adequadas de acordo com limites razoáveis ás necessidades da empresa e ás demandas do mercado, e o segredo estão em conhecer o meio termo e aplica-lo a todos os itens do estoque, para que não se tenha despesas desnecessárias e nem parada na produção por falta de matéria prima.
FINALIDADES DO ESTOQUE
Garantir o funcionamento da empresa, se precavendo de possíveis atrasos no fornecimento, sazonalidade no suprimento.
Proporcionar economias de escala, por meio das compras em grandes quantidades, e pela flexibilidade nos processos produtivos.
TIPOS DE ESTOQUE
O estoque não está localizado apenas no almoxarifado, ou em estoque, ele se distribui entre as áreas produtivas, e transitam de uma seção para outra de modo a materiais semiacabados, acabados e em vias de processamento.
Existem cinco tipos de estoque:
Estoque de MP;
Matérias em processamento, ou em trânsito;
Matérias semiacabados;
Matérias acabados;
Estoque de PA;
SISTEMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE
Existem diversos sistemas de controle de estoque, cada um tem as suas vantagens e desvantagens e ideal e fazer uma analise e verificar qual se encaixa melhor no perfil da empresa de acordo com as matérias utilizadas.
Vamos destacar os três sistemas básicos:
SISTEMAS DE DUAS GAVETAS OU DE ESTOQUE MINIMO
Esse sistema se caracteriza pela divisão do estoque em dois lotes ou “ duas gavetas” , de imediato é utilizado o primeiro lote, e quando se passa a utilizar o segundo lote quer dizer que já esta na hora de fazer o pedido de compra, pois o uso do segundo lote ou estoque de segurança