atps
Curso de administração – Unidade 1
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIONADAS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Professor Orientador: Ronaldo Carvalho
Campinas
2014
Conceitos de negociação
Ser um bom ouvinte
Ouvir atentamente e sem interromper é essencial. Prestar atenção em quais são ideias propostas e conseguir informações que poderão se de valia no processo. Analisar, discutir, mas fazer com que não haja briga, o deixar falar, mas caso não concorde com algo que foi proposto tente falar seus objetivos e de modo a fazerem uma boa negociação.
Ser paciente
Um dos principais erros é a falta de paciência, quase todas ás vezes proveniente de metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado, diga-se de passagem, razoável, mas poderia torná-lo ótimo se não fosse à impaciência que na realidade atropela o processo e elimina possibilidades de mais ganho. Estando com um bom planejamento pode-se tornar o processo mais produtivo sem necessitar ser refém da impaciência. Às vezes uma reunião de negociação que se estendeu por uma ou duas horas alem do previsto pode trazer excelente compensação.
Ex: Com a falta de paciência podemos até fechar um negócio, mas não será comparado com aquele que teve paciência em propor ideias, discutir de modo amigável.
Paciência é essencial.
Ganha-Ganha
É resultado de análise de verdadeiras questões e do uso da solução de problemas para reconciliar diferenças.
As condições ganha-ganha eliminam os motivos para continuação ou ressurgimento do conflito, pois não há questões evitadas ou deixadas de lado. Todos os temas importantes foram levantados e abertamente discutidos.
Na teoria a colaboração envolve um reconhecimento, por todas as partes conflitantes, de que alguma coisa está errada e que exige atenção. A solução do problema destaca a coleta e avaliação de informações para solucionar as disputas e fazer escolhas. O teste fundamental da