Atps
Jaraguá do sul, 01 de outubro 2012
O ALUMINIO: E sua importância no dia-dia
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial, sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade.
O minério de alumínio mais predominante é a bauxita, a qual é constituída essencialmente de um oxido hidratado-AI2 O3 H2O- contando ainda oxido de ferro, sílica, oxido de titânio e pequenas quantidades de outros compostos.
Os depósitos de bauxitas surgem como camadas lisas localizadas na superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros, os geólogos as localizam por meio de prospecção- extraem amostras de núcleo ou escavam locais que possam abrigar o minério.
No Brasil, 92% destas reservas são de bauxita tipo metalúrgico, e o restante 8% para outros usos ( refratário e químico ) e a maior parte das reservas de bauxita no mundo encontram-se localizadas em regiões tropicais e subtropicais. De acordo com informações do International Aluminium Institute (IAI), a bauxita ocorre em três principais tipos de climas: Tropical (57%), o Mediterrâneo (33%) e o Subtropical (10%).
O alumínio não é encontrado na natureza como elemento puro. Ele apresenta reatividade química relativamente alta, o que significa que tende a se combinar a outros elementos e formar compostos. Mais de 270 minerais nas rochas e solos da terra abrigam compostos de alumínio.
A extração do alumínio, são obtida através de três etapas: mineração, Refinaria e Redução.
As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério ate a saída do produto, são: moagem, digestão, filtração/evaporização, precipitação e calcinação. No processo de eletrolise, para obtenção do alumínio, a alumina é carregada de forma