atps
Poderíamos definir Filosofia com apenas duas palavras ”buscando conhecimento”, mas filosofia não pode apenas ser definida somente nessas ideias, pois filosofia é muito além do que podemos imaginar.
Filosofia é uma arte de analisar, refleti r, questionar, com visão crítica e com argumentos lógicos a fim de formular uma nova interpretação.
Então não podemos dizer que um filósofo que seja” amante do conhecimento”,seje totalmente sábio ,ou que é o dono da verdade ,pois a ideal definição de um filósofo seria um “amigo da verdade” e que sua função é simplesmente buscar o saber ,o entender ,relaciona-se com ela e sem dúvida nenhuma irá dividi-la adiante com outros.
Afirma-se que Tales da colônia Grega de Mileto ,seja um dos nomes mais importantes do surgimento do pensamento filosófico – científico e depois assim vieram uma sucessão de pensadores originais como>Xenófanes , Pitágoras , Heráleto e Protágoras.( O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Como Experiência Filosófica vol 24 n. 64, p. 305-20 ).
Por tanto ,assim a Filosofia teve seu surgimento por volta do século VII e VI A.C, na Grécia ,em suas colônias gregas.
Na época de Sócrates ,existiam homens pensadores que discursavam seus conhecimentos para o público, mas agiam como se fossem donos da verdade e não enodavam o pensamento crítico ,eram muito preocupados apenas em ganhos com a comercialização do conhecimento.do que com a busca pela verdade .Platão dizia que eles eram aproveitadores e esses homens eram chamados de sofistas e a filosofia se contrapõe com eles ,pois ao contrário do que eles faziam, a filosofia amante do saber não dispõe da verdade ,mas ao contrário ,vai de encontro a ela. (http://emeric.wordpress.com/o-que-e-filosofia/).
Podemos então afirmar que a filosofia surgiu