Atps
Passo 01
Compreender a relação entre risco e retorno:
Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamento de uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta o retorno. Isto vai permitir que seja capaz de tomar decisões de investimento se comparar os dois fatores um com o outro.
O investidor devera se capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento. Numa perspectiva de construção de uma carteira de investimentos, devera começar por investir em ativos com menor risco, tipicamente fundos de investimentos, depósitos a prazo e obrigações. À medida que a sua carteira vai ganhando dimensão, poderá expor-se a níveis de risco superiores, procurando assim uma rentabilidade superior: ações, derivados e futuros.
Passo 02
Como é possível mensurar o risco e o retorno?
A analise da relação entre o risco e o retorno é um dos pontos mais importantes na tomada de decisões financeiras.
Não existe investimento sem risco. É assim porque na analise da relação entre risco e retorno, os investidores só aceitam aumentar a sua exposição a maiores níveis de risco se perspectivarem um aumento do retorno maior.
Qualquer que seja a decisão de afetação de recursos, ela comporta sempre um determinado grau de risco, ainda que nem sempre percebível por muitos investidores.
O risco pode ser classificado quanto a sua natureza e intensidade e é por isso que existem classes de riscos. Cada ativo esta associado a uma determinada classe de risco e, embora seja impossível eliminar completamente o risco, os investidores procuram limitar os seus efeitos através da diversificação.
Passo 03
Como funciona o CAMP – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado eficiente
O CAMP, o custo de capital corresponde à taxa de rentabilidade exigida pelos