Atps
Segundo Antonio Arnot Crespo, estatística é a aplicação da matemática Aplicada que a partir de métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, sendo possível tomar decisões para solucionar qualquer pesquisa e problema, a estatística auxilia para melhor compreensão de uma devida situação. A estatística Descritiva faz a descrição dos dados, e a interpretação fica por conta da estatística Indutiva ou Inferencial.
Fases do método estatístico.
Coleta de dados.
Depois de planejar e medir o que se quer pesquisar inicia a coleta dos dados para depois fazer sua descrição. A coleta pode ser direta ou indireta. Direta quando as informações são coletadas pelo próprio pesquisador através de perguntas, a coleta direta pode ser:
Ocasional: quando for em caso de emergência.
Periódica: é realizada em intervalos, como de cinco em cinco anos.
Contínua: é realizada sempre.
A coleta indireta é feita dos resultados da coleta direta, não é feita por questionário diretamente.
A crítica dos dados.
Após a coleta é feita a crítica com critério, para localizar erros que influenciem diretamente nos resultados das pesquisas. A critica é interna quando o erro acontece por falha da coleta e externa quando o erro foi feito pelas pessoas que responderam o questionário.
Apuração dos dados.
Somar e classificar os resultados da coleta de dados, pode ser manual ou eletrônica.
Exposição ou apresentação dos dados.
Organizar os dados em tabela ou gráfico.
Análise dos resultados.
Retirar as conclusões que foram organizadas nas tabelas, utilizando método da estatística Indutiva ou Inferencial.
A estatística é muito utilizada nas empresas para organizar os dados, conhecer seus problemas e formular soluções, é um diagnóstico da empresa, que auxilia no reconhecimento da realidade da empresa, estabelecendo metas para que alcancem os objetivos. A estatística contribui para a avaliação da qualidade e quantidade do produto e lucros da empresa.