Desenvolvimento
INTRODUÇÃO
O Desenvolvimento Organizacional é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental a caminho da abordagem sistêmica. Consideramos como precursor deste movimento teórico Leland Bradford. Essa teoria representa a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico.
A contribuição de cada individuo para a organização varia em função não somente das diferenças entre eles, mas também da maneiras que são recompensados.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (D.O.)
O Desenvolvimento Organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
ORIGEM DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O conjunto de ideias a respeito do homem, do ambiente e da organização, juntos tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento e crescimento das organizações. Com isso surge em 1962 o movimento de Desenvolvimento Organizacional (DO).
As origens do Desenvolvimento Organizacional são atribuídas a vários fatores, abaixo: * Dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas; * Motivação humana; * Criação do Nacional training Laboratory (comportamento do grupo); * Mudanças do mundo;
-Transformações rápidas
- Aumento do tamanho e complexidade das organizações
- Diversificação da tecnologia
- Mudanças do comportamento administrativo * Estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano; * Estudo sobre os conflitos interpessoais.
Os modelos do Desenvolvimento Organizacional se baseiam em quatro variáveis: