ATPS TOXICOLOGIA
Neste trabalho abordaremos sobre a definição e importância dos temas: toxicodinâmica, avaliação de toxicidade e ecotoxicidade. Estaremos abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão. Citaremos também alguns exemplos dos testes utilizados para definir o grau de toxicidade das substâncias toxicas e esperamos que esta pesquisa seja de grande proveito, já que buscaremos trazer de forma rápida os conceitos principais sobre os temas propostos.
2. TOXICODINÂMICA
A fase toxicodinâmica é caracterizada pela presença em sítios específicos, do agente tóxico ou do seu produto de biotransformação. Através da toxicodinâmica é capaz de estimar a probabilidade de um agente químico causar efeito nocivo, por meio da interação entre o toxicante e o sítio de ação. Com a toxicodinâmica tem-se o conhecimento do local de ação (receptor) da substância e suas características para que o antídoto se assemelhe à ele.
A intoxicação apresenta várias fases (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica), por isso é preciso ter conhecimentos de todas essas áreas para ter um diagnóstico preciso e exato, e também saber o movimento do xenobiótico no organismo do intoxicado.
Ações sistêmicas são as que melhor definem a fase toxicodinâmica, porém os agentes químicos também atuam nos locais de contato.
A importância da toxicodinâmica é: estimar a possibilidade do toxicante causar efeitos nocivos e qual população pode ser atingida (avaliação do risco), estabelecer procedimentos preventivos e estratégias de tratamento e desenvolver produtos mais específicos e seguros para a sociedade.
Os mecanismos gerais de ação são divididos em inespecíficos: Ácido ou bases fortes e específicos: Mecanismo bioquímicos, moleculares enzimas, proteínas e etc.
3. AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE
Toxicidade é a medida do potencial tóxico de uma substância. Estes efeitos podem ser desde alterações comportamentais, alteração de crescimento ou