intoxicação
a. Como se dá a intoxicação alimentar por essa toxina e quais os alimentos mais susceptíveis de causar o botulismo?
A intoxicação se dá pela ingestão de alimentos contaminados, como alimentos enlatados ou embalados a vácuo, pois essa bactéria se desenvolve em ambientes sem oxigênio, onde a toxina alcança a corrente sanguínea e atinge o sistema nervoso central , interferindo na sinapse química .
b. Qual o período de incubação da toxina?
O período de incubação varia de algumas horas até oito dias. Sua duração está diretamente associada à quantidade de toxina liberada no organismo.
c. Quais as manifestações clínicas mais comuns?
Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), ptose palpebral (queda da pálpebra), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar.
d. O que é “botulismo do lactente”?
O botulismo do lactente se manifesta nos primeiros meses de vida, em decorrência da ingestão de esporos do Clostridium, que proliferam no solo ou nos alimentos e liberam toxinas no intestino da criança. Nesse caso, a gravidade vai desde problemas gastrintestinais contornáveis até episódios de síndrome da morte súbita.
e. Cite ao menos duas formas de utilização terapêutica da toxina botulínica
A toxina botulínica tem sido utilizada no tratamento da hiperidrose da face, axila e palmas das mãos , No tratamento do estrabismo com a aplicação da injeção da toxina tipo A, assim também como no tratamento do blefaroespasmo essencial e outras distonias focais.
2. Leia o enunciado: “O gás cianídrico ou cianeto é incolor e