Atividade Processos Gerenciais Xerox
Redatores:
Tamires Sandy de Oliveira
Líder:
Tamires Sandy de Oliveira
Integrantes:
Amanda Cristina de Souza RA:51406573
Gabriela da Silva Pereira RA:51406559
Tamires Sandy de Oliveira RA:11309733
Grupo:2 Turma:2
ESTUDO DE CASO
Estilo gerencial adequado a Xerox
Fonte: ANGELONI, Maria Terezinha (coordenadora). ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO: Infra-estrutura, Pessoas e Tecnologias. Editora Saraiva, página 59, SP, 2005.
É possível que muitos tenham ficado surpresos quando a Xerox anunciou seus planos de atualizar o programa Liderança Através da Qualidade, mas não deveriam. Até mesmo as estratégias de qualidade que funcionam precisam ser melhoradas para satisfazer atuais e futuras necessidades da empresa. Essa foi a mensagem que Paul Allaire.
Allaire chegou a tais conclusões a partir de uma profunda análise organizacional conduzida no ano anterior pela diretoria corporativa da Xerox. Essa autoanálise mostrou o que a empresa havia aprendido se candidatando a vários prêmios de qualidade; avaliou os resultados da Xerox em termos de participação no mercado, crescimento e retorno sobre o ativo; e examinou as ferramentas de qualidade que a Xerox estava usando. A nova metodologia foi projetada para ser acrescentada à base original do programa de qualidade da Xerox e consolidar tudo que a companhia aprendera desde então. Levando em conta o grande número de iniciativas de qualidade desenvolvidas pela Xerox para melhorar suas operações em todo o mundo, essa não foi, com certeza, uma tarefa fácil. A Xerox utiliza mais de 60 iniciativas específicas de melhoria de processos, programas destinados a envolver os funcionários e ferramentas de qualidade para administrar as várias partes da empresa, além de políticas empresariais. Todos esses elementos, somados às contribuições de funcionários e executivos da empresa, foram reunidos na Xerox 2000. Foi preciso, porém, mais do que simplesmente colocar no mesmo lugar todas as lições aprendidas; a empresa teve de