ATPS Teorias Do Letramento
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
CURSO DE LETRAS
4º Semestre
TEORIAS DO LETRAMENTO
Acadêmicos:
Dimas Siqueira Silva RA 8945200732
Inês de Sales Vargas RA 6367209741
Maria G. Roberto Santana RA 6397254323
Vanderlei Lima RA 6619358871
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Teorias do letramento”, sob orientação do Tutor Presencial Profº Especialista Vilson Bombarde.
INDAIATUBA
2014
INTRODUÇÃO
Compreender e conhecer as interfaces entre os conceitos de alfabetização e letramento é fundamental para o aperfeiçoamento técnico literal ao refletir sobre seus significados. Conhecendo e problematizando as práticas de leitura e escrita na sociedade atual, para podermos entender a questão do letramento enquanto prática cultural e sócio historicamente. Ao entender o Letramento como o uso social e significativo da escrita e da leitura, o sujeito passa a utilizar-se dessa prática para suas ações cotidianas. Nesse sentido, a aprendizagem do código — Alfabetização — diferencia-se do uso social que o sujeito faz destes elementos, ao utilizar a habilidade da escrita e da leitura para sua vivência na sociedade.
O QUE É LETRAMENTO
Designa-se por letramento ou literacia o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e