ATPS teoria geral da administração
Atividades Práticas Supervisionadas
Administração 8º Semestre
Piracicaba / 2013
Teoria Geral da Administração
Prof º Salomão
Ana Claudia Stocco RA 9268729435
Debora
Gisele Roberta do A. Marques RA 9204608478
Glauce C. P. V. Duarte Novaes RA 9238707793
Luciane c. Sampaio RA 9238697953
Thays
Piracicaba / 2013
Etapa 1
Aula Tema: Introdução à teoria geral da administração. Os primórdios da administração; administração cientifica e teoria clássica da administração.
Passo 1:
Analisar criticamente o artigo.
Passo 2: Elaborar um texto com os principais pontos abordados no artigo analisado no passo 1:
Podemos observar as diferenças e as mudanças nas formas de organização no trabalho desde o século XX até os dias atuais, mudanças e evoluções.
A expansão do capitalismo a partir da permanente revolução dos meios de produção carrega consigo um processo permanente de transformação das relações de produção, ou seja, transforma as formas de trabalhar, a fim de torna-las mais adequadas a expansão e portanto as relações sociais assim sucessivamente.
No inicio do século XX o modelo de organização de trabalho de Henry Ford caracterizou um destes momentos; passou o trabalho que antes era mecanizado via esteira de montagem, utilizou-se de outra maneira para subordinar a forma de trabalho, a partir daí passou a utilizar da forma de pagamentos de altos salários, para que a produção não tivesse o seu ritmo alterado. Nessa mesma época houve um embate com a lógica industrial, onde a diminuição dos custos de produção se dava via a redução dos salários.
O sistema Keynisiano não aceitava o principio do pleno emprego, admitindo que a economia se realizasse através de custos de expansão e contratação, o modelo fordista foi universalizado e combinado com as teorias administrativo cientifica tayloista, ao passo que foram ampliados diversos direitos sociais; um dos fatores principais para isso ocorresse