Atividade química dos ametais
Em Química, uma reação de simples troca ou reação de deslocamento ou ainda reação de substituição é uma reação onde há dois reagentes e dois produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto, e entre os produtos há igualmente, um elemento e um composto.
Uma reação de simples troca possui a forma aA + bBC → cB + dAC.
Existem dois subtipos diferentes de reações de simples troca:
No primeiro tipo, A e B são metais ou elementos com caráter eletropositivo quando ligados e C é um ânion formado por um ametal somente, um semimetal ou ainda ser um ânion mais complexo.
No segundo tipo, A e B podem ser ametais ou semimetais e C ser um metal ou elemento com carácter eletropositivo.
O critério para se saber se uma determinada reação de simples troca irá ocorrer é dado em função da reatividade. (NEHMI, 1995)
A série ou fila de reatividade dos ametais dispõe os elementos em ordem decrescente de reatividade (isto é, cada elemento é mais reativo do que os que vêm depois dele).
Figura 1: Fila de reatividade dos ametais.
Maior reatividade, menor nobreza. Vejamos por exemplo a reação química entre o flúor e o cloreto de sódio, que produz o fluoreto de sódio e o cloro:
O flúor deslocou o cloro porque é mais reativo do que ele, isto é, o flúor vem antes do cloro na fila de reatividade dos ametais. A reação Cl2 + NaF não ocorre porque o cloro, sendo menos reativo que o flúor, não consegue