Atps de teoria geral da administração
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para alguns problemas, o trabalho com e através de pessoas levou á criação de teorias que buscavam sanar algumas falhas de organização de algumas instituições, lembrando – que cada organização possui uma forma diferente de trabalhar. Através desse trabalho buscamos mostrar o que ocasionou cada teoria e suas contribuições para a administração.
2. Administração como habilidade humana e os aspectos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração Desde o início da humanidade, o homem buscou formas e maneiras de realizar suas atividades de forma que tivesse melhores resultados de eficiência. Unindo seus esforços em conjunto com diferentes indivíduos para obter melhores resultados. Começou a criar métodos organizados de trabalho, planejamento e meios de produção e distribuição de bens e serviços. Conforme Chiavenato (2003, p. 03), as habilidades humanas estão relacionadas à relação interpessoal e grupal que envolve a capacidade de comunicação, motivação, coordenação de liderar e de resolver conflitos pessoais ou grupais. Encorajamento da participação sem receios, envolvendo aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meios das pessoas.
Administrar envolve Arte, Técnica e Ciência. A arte porque requer elegância ,beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade. A técnica porque requer uso de o uso de ferramentas concretas e conceituais, e a ciência porque se fundamenta em teorias, idéias, conceitos e abstrações.
Conforme Chiavenato (2003, p, 33), a administração teve diversas influências, tais como: Pensamentos dos Filósofos, da Organização Militar, da Igreja Católica, Revolução Industrial, Economistas Liberais, dos Pioneiros e Empreendedores. Porem a partir da Revolução Industrial na segunda metade do