ATPS Teoria da Contabilidade
POLO OSASCO
TEORIA DA CONTABILIDADE
Professores
Maria Juliana Leite
Osasco
Novembro 2013
Sumário
1
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação que promove a seus usuários demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objetivo de contabilização.
Um domínio adequado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são fundamentais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. De igual forma, o desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórios contábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão.
A mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que possam fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. O processo de tomada de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos apropriados, o que torna-se cada vez mais demandado pelos usuários da Contabilidade.
O crescente número de investigações empíricas na área contábil vem instigando cada vez mais o desenvolvimento teórico do papel que a Contabilidade exerce na sociedade e nas organizações. O estudo da Teoria Contábil torna-se importante não apenas para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional encontra-se relacionada à
Contabilidade.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Á CONTABILIDADE
O objetivo principal da contabilidade, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira, desde o momento atual, e fazendo e fazendo referencias sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, as