Atps teoria da administração
ATPS
Passo Fundo, Outubro de 2012.
1. Introdução Os gradativos avanços da Administração foi por si só, um demonstrador de como o homem pode fazer para sempre estar em evolução consigo e com os outros. O efeito da Administração abrangeu diversas teorias com diferentes enfoques. No decorrer dos anos cada teoria da Administração foi relevante para sua época, entre os desafios percorridos e objetivos buscados. Também é importante destacar que até hoje de certa forma, todas são aplicáveis. Fatores ambientais desenvolveram todo o processo das criações das teorias à medida que o tamanho do seu valor é inevitavelmente inquestionável porque é uma resultante satisfatória, eficiente e eficaz.
1.1 Identificação e justificativa do problema. “Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. Daí, surgiu a Administração (TGA) é, em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações (TO), ou seja, um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. [...] Começou como uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação. Aos poucos foi expandindo e ampliando seu objetivo de estudo”. [Idalberto Chiavenato, Administração: teoria, processo e prática, RJ: Elsevier, 2011].
1.2 Objetivos Segundo autores, a Administração tem como objetivo referente às teorias, “[...] planejar, organizar, dirigir e controlar, mas vai, além disso. Ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco, impulsionamento. [...] é alcançar resultados. Significa fazer acontecer”.
1.2.1 Objetivo geral Os princípios das teorias da Administração na história foram o notório desenvolvimento, o aprimoramento de uma maneira que levou a outras entre outras variáveis e transformaram sociedades produtivas e