Atps teoria da administração
Neste ATPS analisaremos a Teoria da Administração buscando o entendimento de seus processos e técnicas, alem de todos os fatores influenciadores para o surgimento das diversas teorias. O assunto será tratado de forma clara e objetiva, focando nos principais pontos, baseando em pesquisas de diversos meios e fontes.
Etapa 1:
As habilidades humanas e os acontecimentos sociais que influenciaram o surgimento das Teorias da Administração
A história da Administração iniciou-se no ano 5.000 a.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos estavam à procura de melhorias para resolver seus problemas práticos, desenvolvendo assim conceitos e métodos da Administração.
Logo em seguida no Egito, com construção das pirâmides - 3000 a.C. os egípcios buscavam a resolução de problemas da administração de mão de obra, logística e uso de arquitetos.
A China (500 a.C) buscou soluções inovadoras em sua administração pública com princípio da assessoria (técnica de aconselhamento com os assessores e delegação às autoridades) a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, fez-se a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio, dando importância ao mérito das pessoas (conhecimento) que era à base da burocracia.
Na Babilônia houve a criação do código do rei babilônico Hamurábi, com o objetivo de homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. No seu epílogo, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas".
Apontam-se, ainda, outras raízes históricas, as instituições Otomanas, pela forma como eram administrados, seus grandes feudos.
Já os prelados católicos, eram autoridades eclesiásticas que, na Igreja Católica, tinham o encargo de governar ou dirigir uma Prelazia (um tipo de circunscrição eclesiástica erigida), Média,