atps teoria administrativa
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das teorias administração, dando ênfase à teoria clássica da administração.
As grandes organizações que surgiram desde os primórdios dos tempos, como o Império Romano tem tanta necessidade de administração como hoje, por causa desta necessidade de administração como hoje. Por causa desta necessidade, a muito tempo os gerentes e outros tipos de profissionais vem desenvolvendo teorias que as técnicas e conhecimentos, para que sirvam em suas tarefas de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava focado na produção eficiente de bens, para atender um mercado sempre crescente, aparentemente inesgotável. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes, os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da administração delocou-se para competitividade, retrato este que vemos hoje no mercado global.
A administração começou a nascer como independente de conhecimentos na Europa do Século XVIII, durante a Revolução Industrial. Naquela época as primeiras fabricas modernas começaram a colocar em pratica diversos conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. Eram pesquisadores e estudiosos como Frederick Taylor, Henry Ford, Henry Fail e Max Weber que vieram formar a chamada Escola Clássica da Administração.
DESENVOLVIMENTO
Para conseguir entender a participação da administração, como, também, para conhecer a historia que trouxe tantas influencias para nossa sociedade é preciso citar a historia de algumas civilizações e alguns filósofos, que mesmo empiricamente, já utilizava ferramentas e pensamento da administração.
O pensamento administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos, como