Atps tecnicas de negocição
Segundo Cohen (1980) negociação é o uso da informação e do poder como fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.
Burbridge conceitua negociação como o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes ou ainda por qualquer das partes envolvidas.
Todo negociador deve negociar para ganhar, mas há duas formas de isso acontecer. A primeira á custa da outra parte, a segunda consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes de ambos sejam atendidos. Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de chegar a uma decisão conjunta. (FISHER e URY, 1985). Fisher e Ury define que negociação tem que haver comunicação das duas partes, com os mesmo interesses e chegando a uma decisão que ambos os lados consigam fazer um acordo “ganha-ganha”. Podemos levar a favor para essa comunicação as emoções de estar negociando com a outra parte, pois se um dos lados virem que a negociação não tá legal e não tem aquele desempenho que ela esperava pode se acabar com a discussão do produto ou serviço oferecido. Fisher e Ury protege o conceito que atualmente é o mais funcional, ganha-ganha. Onde os dois lados conseguem sair satisfeitos depois das proposta, como o nome já diz tudo, os dois lados conseguem ganhar. Segundo DANIEL GODRI JUNIOR (2008), negociação faz parte do nosso dia a dia, é uma arte desde a infância de cada um (brinquedos, primeiro beijo, no casamento nas compras do dia a dia). Devemos estar preparados para negociar, é necessário planejamento, insistir em critérios objetivos e não subjetivos, ou seja, não devemos colocar nas negociações os valores sentimentais. Ter sempre alternativas, nunca ir com apenas uma proposta fechada, independente se for vender ou comprar algo é fundamental. Existe o ponto comum, no qual ambos chegarão a um acordo, onde