Atps supervisionadas
SUPERVISIONADAS
Gestão Educacional I
Curso: Pedagogia
Série: 5º Semestre
Jundiaí
2010
ETAPA 1:
Passo:1 OK
Passo:2
a) Relações de trabalho e teorias administrativas:
Esse texto relata o caráter político das teorias administrativas. A ação no nível político processa diretamente a partir dos aparelhos de poder das grandes empresas e instituições sociais que se desenvolvem fora da esfera normal do estado. Se no âmbito do Estado temos as teorias políticas tradicionais, no âmbito desses outros pólos de poder inscritos no interior das próprias empresas e instituições, e nas suas inter-relações, temos as teorias administrativas.
No capitalismo o controle sobre o trabalho tem como fundamento a exploração da mais-valia, que regula as relações entre capital e trabalho. O processo pelo qual uma organização do trabalho foi capitalista foi se desenvolvendo e se impondo como hegemônica entre as demais existentes. Esse processo envolveu inversões básicas: A nova divisão do trabalho da manufatura, que não decorre mais de uma hierarquia dos produtores, mas das características dos produtos. Se na manufatura tradicional e no artesanato o trabalhador servia-se da ferramenta, na fabrica ele passa a servir a maquina. È por um processo de criação de mais-valia que a relação homem - instrumental de trabalho se inverte relativamente a outros modos de produção, onde ganha a realidade concreta com a maquinaria.
Cabia ao proprietário de uma empresa definir as cotas de produção e os termos da contratação da força de trabalho. A administração da produção era composta pelos supervisores e capazes, em geral, ex-operarerários mais experientes, cabendo a eles a vigilância dos trabalhadores, para que eles cumprissem sua jornada de trabalho sem interrupções durante a produção, mas apesar dos supervisores serem ex-operários, seus conhecimentos estava abaixo daquele que em conjunto possuíam