ATPS SOCIOLOGIA
Sociologia
Professora: Maria Mariciane Mores Nunes
Jundiaí, 29/05/2014
INTRODUÇÃO
Considerando que somos resultado histórico de um intenso e eterno movimento de ações e interpretações , necessitamos reconstruir o passado. E isso é feito por meio de relato dos acontecimentos principais que resultaram em ações transformadoras dos indivíduos no tempo. É importante para contextualizar e entender o panorama atual, enxergando-o como resultado dessas transformações.
A sociologia tem uma base teórica metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência, ou seja, os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social.
EMILE DURKHEIM – SOLIDARIEDADE SOCIAL
A primeira Revolução Norte Americana, iniciada em 1775, tinha como principal objetivo a Independência da Inglaterra. Após a Guerra dos Sete Anos o império inglês saiu vitorioso contra a França e para reparar suas perdas com o conflito passou a cobrar altas taxas de impostos de todas as suas colônias o que causou indignação e revolta dos americanos que declararam independência da Inglaterra com os princípios de vida, liberdade e propriedade.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, também com caráter político, mas, com o objetivo de uma mudança na sociedade daquela época ao perceberem que o absolutismo monárquico excluía a população das decisões do governo e esta vivia na mais absoluta miséria e pobreza, assim, os revolucionários franceses no mesmo ano, apresentaram ao mundo a declaração universal dos direitos do homem, com os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
São evidentes as diferenças das duas revoluções tanto a francesa quanto a americana, devido ao