ATPS Sistemas Operacionais
RA: 8412176972
Curso: Sistemas de Informação
Série: 1
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas Operacionais
Relatório 03: Gerenciamento de Memória:
Ubuntu/Linux: O Linux utiliza memória virtual paginada, podendo ter programas/arquivos que o tamanho é maior que a memória física para executá-los. O S.O é responsável por manter na memória programas em uso, colocando o resto no disco rígido. Um programa que tenha por exemplo uma quantidade X de MB pode ser executado em um computador de quantidade X MB de memória.
No Linux, a memória prioriza processos que estão funcionando, quando um processo termina o sistema faz um processo na memória virtual fazendo com que a volta do mesmo seja mais rápida.
O Linux gerencia a memória usando o algoritmo, com a adição de um vetor no qual o primeiro elemento é a cabeça de uma lista de blocos com tamanho de uma unidade, o segundo elemento é a cabeça de uma lista de blocos com tamanho de duas unidades, o próximo elemento aponta para blocos de quatro unidades e assim por diante. Dessa maneira qualquer bloco de potência de dois pode ser encontrado rapidamente.
Esse algoritmo gera uma considerável fragmentação interna, pois, se você deseja um bloco de 65 páginas, você tem de solicitar e obter um bloco de 128 páginas.
Para amenizar esse problema, o Linux tem uma segunda alocação de memória que obtêm blocos, usando o algoritmo companheiro, e depois os retalha (unidades menores) para gerenciar unidades menores separadamente. Um terceiro alocador de memória também é utilizado quando a memória solicitada precisa ser contígua somente no espaço virtual, mas não na memória física
Windows: O Windows funciona com dois tipos de memória, a principal chamada também de física, e a virtual. Na memória física temos o tamanho da memória RAM em seu computador. A memória virtual é usada para hospedar arquivos no disco rígido, o Windows usa o arquivo como uma extensão da memória principal.
O