Contabilidade
A contabilidade tem uma importante função na geração de informações para o processo de tomada de decisão. Para isso, coleta e registra os dados gerados pelas operações das entidades e fornece aos usuários interessados essas informações. Informacoes advindas do objeto de estudo da contabilidade, que é o patrimônio.
Origem da Contabilidade.
A origem da contabilidade é muito antiga. A contabilidade, na sua forma rudimentar, era utilizada pelo homem pré-histórico. Naquele tempo, o registro das coisas que possuía – como, por exemplo, seu rebanho era contado através de pedras. , seu rebanho era contado através de pedras, sendo assim o homem conseguia quantificar e controlar a sua riqueza e seu patrimônio.
A contabilidade moderna nasceu no Norte da Itália, provavelmente durante os séculos XII e XIV. Datam dessa época diversos registros semelhantes aos verificarmos na contabilidade moderna.
Consolidou-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano, matemático, teólogo e contabilistas Frei Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1494, um tratado sobre contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Trata – se do método das partículas dobradas.
Sendo assim sabe se que a grande importância da obra de Frei Luca esta em reconhecer o método como o ideal para a escrituração, sendo que sua obra tem toda uma preocupação em sistematizar os conceitos e instrumental contábil para o registro e controle do patrimônio.
Conceito
A ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas á administração econômica ( conceito oficial formulado no primeiro congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no Rio de Janeiro, em 1924).
É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é também a arte de informar os reflexos dessas