Relat rio de Técnicas de Negociação
O processo de negociação, apesar de fundamental para o ser humano alcançar seus objetivos, é um dos processos menos conhecidos.
Desta forma, o estudo do tema negociação deveria passar pelo desenvolvimento de conceitos e modelos que tenham por objetivo descrever e explicar o processo de negociação de uma maneira mais prática, considerando também suas variáveis básicas.
PODER
A variável poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negociação. Pode ser uma negociação individual, coletiva, política... O fato é que, nessas circunstâncias, mesmo os negociadores mais habilidosos devem considerar a força e os efeitos do poder condicionantes do processo de negociação.
Conceitualmente, poder é uma maneira de ir de um lugar a outro. É a capacidade de forçar alguém a fazer algo que ele ou ela, de outra maneira, não faria. No entanto pela sua própria caracterização, esse conceito possui conotações negativas, pois implica um relacionamento senhor-escravo, isto é um lado que domina o outro.
TEMPO
O tempo passa no mesmo ritmo para todos, não importa o que se faça. Uma vez que não se pode controlar o relógio, deve-se examinar como a passagem do tempo afeta o processo de negociação. Por sua vez, desde que chegue antes do fim, nunca será tarde.
No contexto da negociação, o tempo assume um significado que vai muito além do sentido puramente cronológico. Ele deve ser cuidadosamente analisado, verificando-se o modo como ele afeta o processo. O tempo deve ser ponto de apoio para projetar o negócio e a consequente satisfação dos envolvidos, além de permitir que se conclua que é ilimitado, mas que pode, entretanto, ser controlado.
INFORMAÇÃO
A informação é o ato ou efeito de informar-se, dados acerca de alguém ou de algo, conhecimento, participação, instrução, direção, conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes.
No processo de negociação, a informação é a questão