ATPS Sistemas Operacionais
Os Sistemas Operacionais são chamados de softwares necessárias e indispensáveis para a harmonia entre os processos e o hardware. Existem atualmente diversos SOs disponíveis no mercado. Enquanto alguns destes estão disponíveis apenas para determinada(s) plataforma(s), outros possuem versões capazes de rodas em diferentes ambientes.
1.1 Sistemas Operacionais para servidores
Escolher um Sistema Operacional para ser instalado em um servidor é uma tarefa que exige um pouco mais de conhecimento, em relação a sistemas para computadores pessoais. Atualmente o leque d Sistemas Operacionais para servidores é tão variado quanto para estações de trabalho. GNU, Microsoft, Apple, são exemplos de empresas que possuem versões de seus sistemas exclusivas para servidores, e cada um deles possui características técnicas que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
Alguns administradores de sistema podem sentir-se mais confortáveis com o ambiente Windows, enquanto usuários experientes podem achar o Linux mais fácil de administrar (isso sem falar na evidente redução de custos a curto prazo). Outra grande vantagem de servidores Linux é a segurança. O ambiente Linux sempre foi muito pouco visado por hackers, devido ao seu baixo número de usuários. O trabalho para desenvolver uma praga para este sistema não é justificado pelo número de usuários que poderiam ser atingidos, deixando assim SOs mais populares mais vulneráveis. O mesmo raciocínio se aplica aos Servidores.
1.2 Sistemas Operacionais para estações de trabalho
As versões e distribuições dos Sistemas Operacionais não acabam. Se você é um ser humano, e suponho que seja, com certeza já ouviu falar e tenha feito uso do Windows. Também é quase certo que já tenha lidado alguma vez com Mac e possivelmente já escutou algum rumor sobre Linux. Há sim outros sistemas que podem ser adquiridos e instalados em sua máquina. Diferente dos Sistemas Operacionais para servidores,