ATPS Seleçao de Materiais etapa1
Alumínio.
O alumínio é um dos metais mais abundantes, representando 8% da crosta terrestre. Ou seja, toda vez que respiramos, comemos ou bebemos, levamos pequenas quantidades de alumínio para dentro de nosso corpo.
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.
Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio.
Passo 2
Os materiais é qualquer porção ou quantidade de matéria, de qualquer natureza, em qualquer estado físico.
Se tratando de nossa atividade, existem alguns materiais mais específicos e consumidos na área da mecânica que seriam os metais, cerâmicas, compósitos e os polímeros.
Os matérias metálicos são uma mistura de elementos metálicos, são ricos em números de elétrons, e todas as propriedades do material estão misturados entre eles. Os metais são condutores de calor e eletricidade, são de cor visível , alta resistências e deformáveis.
A Cerâmica é um