Acolhimento
Segundo o documento base,de humanização do Sus,seria um processo onde o usuário do Sus,seria acolhido pela equipe,desde sua chegada até a sua saída,sendo escutado suas angústias,e preocupações,dando uma assistência de modo mais integral ao paciente.
Mas a realidade ainda é outra,onde ainda impera uma certa frieza dos atendimentos,onde não vínculos nem um prévio conhecimento da problemática do usuário
Classificação do Risco
O ministério da Saúde tem usado o método do Modelo Manchester,onde é usado cores para classificar o risco do paciente
Vermelho:Emêrgencia
Amarelo:Urgência
Verde:Sem risco de morte
Azul:Quadro crônico,sem sofrimento agudo
Através dos sintomas,e queixas do paciente,é possível enquadrá-lo nas cores acima.
Visita Domiciliar
Conforme resolução,é caracterizada como um conjunto de atividades de caráter ambulatorial,programadas e continuadas,desenvolvidas em domícilio.
É uma ação que visa priorizar a realidade do usuário,no intuito de lhe mostrar de forma educativa meios de promover a saúde.
É de extrema importância,na saúde da família,onde dá a continuidade a qualquer forma de assistência,ou atenção domiciliar á saúde.
Nas atribuições de função,cabe ao Agente Comunitário de Saúde,desenvolver atividades de promoção de saúde,de prevenção de doenças,e de vigilância a saúde,por meio das visitas domiciliares.é de extrema importância este contato,onde o ACS,poderá verificar situações de risco,e acompanhá-los,e através deles indicar os outros profissionais do Programa de Saúde da Família
Projeto Terapêutico Singular
Segundo a Cartilha Nacional de Humanização,seria um conjunto de propostas terapêuticas para o sujeito,ou para o coletivo,onde quem daria esta resposta seria uma equipe interdiciplinar.
Equipes de referência
Onde uma equipe multidisciplinar seria responsável por um número x de pessoas,seja em uma UBS,ou em um hospital,onde esta equipe,através de discussões do grupo,poderia dar