açoes governamentais
Talvez uma das mais importantes políticas de igualdade racial programa de ação DURBAN, que foi adotada na conferencia mundial contra o racismo e discriminação racial. É um programa em nível regional, nacional e internacional que avalia as manifestações de racismo e discriminação racial entre outros tipos de intolerância. Mostrando que a pobreza, subdsenvolvimento e a marginalização, a exclusão social e as disparidades econômicas estão intimamente associadas ao racismo, à discriminação racial, assim contribuindo para mais atitudes de descriminação racial gerando por sua vez mais pobreza.
Entendendo-se então que os princípios de igualdade do direito internacional dos direitos humanos não são discriminatórios, sendo essenciais na luta contra o racismo. Sendo também de fundamental importância o papel do governo e até da mídia nesta luta de igualdade racial desenvolvendo iniciativas para promover o diálogo intercultural e afirma a necessidade de intensificar o engajamento entre todas as partes interessadas em um diálogo construtivo e genuíno baseado no respeito e entendimento mutuo.
Conjuntamente temos uma Convenção internacional( CERD) COMITE SOBRE ELIMINAÇÃO DE DESCRIMINAÇÃO RACIAL sendo o principal instrumento internacional para prevenir, combater e erradicar o racismo e a discriminação racial que ocorrem no mundo.
Constata-se, em âmbito nacional, que têm ocorrido mudanças no que diz respeito os Estados a tomarem medidas para eliminar as barreiras e ampliar o acesso a oportunidades para uma participação maior e mais significativa dos povos descendentes de africanos e asiáticos, povos indígenas e pessoas pertencentes a minorias nacionais ou étnicas, nas esferas política, econômica, social e cultural da sociedade e para dar atenção especial à situação das mulheres, particularmente sua incorporação prática no mercado de trabalho e em programas de geração de renda e emprego . Essas mudanças ocorrem com os incentivos dos