ATPS Relatório 3 - Embedded System (Anhanguera)
Autor
Eduardo Henrique Soares 1299828726
RELATÓRIO 03 - 1. MODELAGEM DE SISTEMAS MECATRÔNICOS
ResuMO
Este trabalho mostrará, resumidamente, uma análise sobre “Modelagem de Sistemas Mecatrônicos” onde irá abranger os tipos de configuração de robôs de acordo com sua geometria, além de escolher um dos tipos e desenvolver um modelo.
1. MODELAGEM DE SISTEMAS MECATRÔNICOS
Os Sistemas mecatrônicos são sistemas que interagem com o ambiente através de controladores, atuadores e sensores. Podemos entender a mecatrônica como a integração sinérgica da Engenharia Mecânica com a Engenharia Elétrica e o controle por computador no projeto e na manufatura de processos e produtos.
Assim, para implementar um sistema mecatrônico normalmente são necessários profissionais de áreas específicas que trabalham para o desenvolvimento do sistema. Com isto, surge a necessidade de uma metodologia de projeto que integre os profissionais que estão envolvidos de forma eficiente e viabilize a produção de sistemas confiáveis, flexíveis e econômicos.
2. TIPOS DE CONFIGURAÇÃO DE ROBÔS Os robôs industriais podem ser classificados de acordo com o número de juntas, o tipo de controle,o tipo de acionamento e a geometria.É usual classificar os robôs de acordo com o tipo de junta,ou,mais exatamente,pelas três juntas mais próximas da base do robô. Também podem ser classificados em relação ao espaço de trabalho (workspace), ao grau de rigidez, à extensão de controle sobre o curso do movimento e, de acordo com as aplicações, adequadas ou inadequadas.
Os diferentes graus de liberdade de um robô podem ser encontrados em várias combinações de configurações rotacionais e lineares, dependendo da aplicação. Tais combinações são denominadas geometria do robô.
Existem cinco classes principais de manipuladores, segundo o tipo – de junta de rotação ou revolução (R), ou de translação ou prismática, o que permite diferentes possibilidades de posicionamento no volume de